Na quarta-feira passada alguns elementos da turma SHN do 12º ano, acompanhados pelo professor de História João Paulo Roubaud e pela professora de Português, foram assistir a uma sessão de "48", o documentário de Susana de Sousa Dias já amplamente premiado em Portugal e no estrangeiro. (Grande Prémio no Festival Cinéma du Réel em Paris, OPUS BONUM
Best World Documentary Film Award 2010, PRÉMIO FIPRESCI no Dok Leipzig, 2010, Menção Honrosa, Festival Punto de Vista, Pamplona 2011)
A Susana está em Paris a dar aulas na Sorbonne mas o marido e produtor do filme, Ansgar Shaefer, fez questão de estar presente para uma conversa informal com os alunos. Um verdadeiro êxito pelo interesse demonstrado pelos jovens, emocionados com o tema da tortura da PIDE, que levou a uma longa troca de impressões noite fora...
As imagens dão conta do clima de Cultura que se gerou em agradável convívio.
Obrigada ao Ansgar e parabéns, muitos parabéns!
Argumento Realização e Montagem: Susana de Sousa Dias
Imagem: Octávio Espírito Santo
Som: Armanda Carvalho
Som Adicional: Paulo Cerveira e Valente Dimande
Design Sonoro: António de Sousa Dias
Misturas: Tiago Matos
Direcção de Pós-Produção: Helena Alves
Produção Executiva: Elsa Sertório
Produção: Ansgar Schaefer
"Depois de Natureza Morta-Visages d’une Dictature (filme galardoado a nível internacional e exibido em festivais e mostras em cinco continentes), Susana de Sousa Dias voltou a centrar-se nos tempos do Estado Novo, utilizando um dispositivo cinematográfico inovador. Partindo de um conjunto de fotografias de cadastro de prisioneiros políticos e das suas vozes, a realizadora traça-nos um retrato dos 48 anos de ditadura revelando aspectos ocultos e rompendo tabus. Numa altura em que a temática da tortura atinge uma nova actualidade a nível mundial, 48 leva-nos a reflectir sobre o legado português nesta matéria e as suas consequências nos dias de hoje."
Susana de Sousa Dias
Nasceu em Lisboa em 1962.
Doutoranda em Estética, Ciências e Tecnologias da Arte (Universidade Paris VIII e Universidade de Lisboa), concluiu o Mestrado em Estética e Filosofia na Arte na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a Licenciatura em Artes Plásticas/Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e o Curso de Cinema na Escola Superior de Teatro e Cinema. Frequentou a Escola de Música do Conservatório Nacional.
Actualmente desenvolve uma investigação teórico-prática no domínio das relações entre Cinema e Arte Contemporânea, com particular incidência no arquivo.
É docente na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Tem sido convidada a colaborar em diversas acções sobre cinema em várias instituições de ensino superior, nomeadamente em La Fémis, École Nationale Supérieure des Métiers de l’Image et du Son, Paris, e em festivais nacionais e internacionais de cinema. Foi membro do Conselho Editorial da Revista Docs.pt.
O seu filme Natureza Morta - Visages d'une dictature (2005) esteve presente em festivais e mostras nos cinco continentes, tendo sido galardoado com o Prémio Atalanta Filmes no DocLisboa 2005, com o Prémio de Mérito no Taiwan International Documentary Festival, em 2006, e com uma Menção Honrosa no Slow Film Festival, Hungria, em 2007.
Luz Obscura (documentário em fase de montagem), e Stillleben (instalação em três ecrãs) são os trabalhos presentemente em curso.
48 (93', 2009) é o seu último filme.
Ansgar Schaefer
Nasceu em 1959.
É licenciado em Literatura e Língua alemã e Ciências Políticas. Possui o Mestrado em História Contemporânea e encontra-se a preparar o Doutoramento.
Produção dos seguintes documentários: Natureza Morta, Realização de Susana Sousa Dias, Prémio Atalanta Filmes para o Melhor Documentário Português, 2005, Prémio de Mérito Taiwan International Documentary Festival, Taipei, Taiwan, 2006, Menção Honrosa, Slow Film Festival, Eger, Hungria, 2007;
“48”, Realização de Susana Sousa Dias, Grande Prémio no Festival Cinéma du Réel em Paris, OPUS BONUM
Best World Documentary Film Award 2010, PRÉMIO FIPRESCI no Dok Leipzig, 2010, Menção Honrosa, Festival Punto de Vista, Pamplona 2011)
Luz Obscura (2011) Realização de Susana Sousa Dias
Co-Realização e produção do Documentário: A Outra Guerra (2010)
"É um filme que deveria ser visto por todos os alunos do secundário. É um filme de construção extremamente elaborada do ponto de vista artístico. O seu conteúdo histórico é extremamente importante e rico, uma razão suplementar para que esteja em sala. Deveria ser de visionamento obrigatório para as cadeiras de História."
Já passava da meia noite quando o grupo se separou... Mas é claro que vai haver novos encontros: foi uma magnífica aula de História e de cinematografia!
Sem comentários:
Enviar um comentário