domingo, 20 de março de 2011

"Aniversário"




O poema "Aniversário" enquadra-se precisamente na última fase do poeta, a fase dita "pessimista", em que os temas abordados por Campos voam em redor da sua desilusão com a vida,  a amargura e a lembrança de um passado para onde nunca mais poderá regressar. 

"Aniversário" é mesmo marcado por essa recordação da infância: " No tempo em que festejavam o dia dos meus anos, / Eu era feliz e ninguém estava morto".
Campos parece referir-se a uma infância que nenhum familiar tinha ainda morrido: nesse "tempo", festejar os anos era ainda uma festa inocente e feliz. Tudo isto na "casa antiga", na casa da infância. 
Esse tempo passado é um tempo feliz mas ,simultaneamente, um tempo perdido, porque as crianças não sabem que são felizes, só mais tarde quando recordam.
As crianças têm "a grande saúde de não perceber coisa nenhuma". Tudo isso se perdeu. 
Perdeu-se "o menino". "O que eu sou hoje (e a casa dos que me amaram treme através das minhas lágrimas), / O que eu sou hoje é terem vendido a casa, / É terem morrido todos, / É estar eu sobrevivente a mim-mesmo como um fósforo frio..." Passa uma grande desilusão nestas palavras.
A infância perdeu-se para nunca mais regressar, e hoje o poeta sente essa perda como a perda da sua identidade feliz. 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário